Projeto Conecta escola 

Fomentar o trabalho por projetos que atinjam as turmas com maiores dificuldades de aprendizagem, buscando a melhoria do IDEB das unidades escolares de Campo Grande/MS; Conecta Escola e sua real significância no aprendizado dos alunos. A STE das Unidades Escolares de Campo Grande, e as tecnologias presentes nesse ambiente, devem ser utilizadas para dinamizar o currículo, estimulando à busca, a elaboração de documentos, apresentações, demonstrações de simulações de experimentos, jogos, produção de textos, elaborações de planilhas, banco de dados, blogs, páginas, jornais, newsletters, desenhos, design de soluções diversas e outros. As atividades desenvolvidas, pelo projeto Conecta Escola deverão ser finalizadas com os recursos da STE, podendo ser uma continuidade de dinâmicas de aprendizagens desenvolvidas em sala de aula ou em outra localidade. Nesse direcionamento o professor lotado na STE, deverá juntamente com a direção escolar e coordenação traçar um plano de ação interdisciplinar que vise à utilização das TICs, trabalhando com um sistema de turmas prioritárias, podendo ser as turmas com problemas de aprendizagem ou as turmas participantes de avaliações externas (IDEB - Prova Brasil, ENEM). NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE CAMPO GRANDE Rua Joaquim Murtinho, 2.612 – B. Miguel Couto Fones 3314 1283 -3314 1286 Fone/Fax: 3314- 1287 – e-mail: ntecgr@yahoo.com.br Conecta Escola, sem restringir a participação das demais turmas e seus componentes curriculares. A Unidade Escolar que possuir mais de uma Sala de Tecnologias/Oi, deverá trabalhar com turmas prioritárias distintas. As atividades trabalhadas no projeto devem priorizar as seguintes competências e habilidades: produção, leitura, interpretação de textos e raciocínio lógico matemático, podendo ser aplicadas em todos os componentes curriculares, melhorando dessa forma o letramento digital, da Rede Estadual de Ensino. Será encaminhado para a Unidade Escolar um modelo pré-estabelecido do projeto Conecta Escola, elaborado pela equipe de professores do NTE Campo Grande Capital. O mesmo deverá ser devolvido ao NTECGR, obedecendo aos prazos e critérios para execução. O professor Multiplicador do NTE, responsável pela escola, acompanhará in loco e online o transcorrer do projeto. Visando proporcionar um maior dinamismo na divulgação e no acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos em cada unidade escolar, serão criados blogs, pelos professores de STE, professores regentes e alunos, com a finalidade de divulgar as etapas do projeto em andamento. As escolas que já possuem blogs ou portais poderão manter os mesmos, porém disponibilizar um espaço para publicação das atividades do projeto Conecta Escola. O endereço do bolg ou site deve ser informado no formulário 02. A execução do projeto Conecta Escola acontecerá no decorrer do ano letivo e registrado por meio de relatórios encaminhados ao NTE Campo Grande Capital. As etapas do projeto serão postadas quinzenalmente no blog ou site da unidade escolar. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE CAMPO GRANDE Rua Joaquim Murtinho, 2.612 – B. Miguel Couto Fones 3314 1283 -3314 1286 Fone/Fax: 3314- 1287 – e-mail: ntecgr@yahoo.com.br Conecta Escola, o estabelecimento de ensino fará um relatório descritivo final, em modelo pré-estabelecido e entregue ao NTECGR Capital. A avaliação dos relatórios será realizada pelos professores multiplicadores do NTECGR, onde os projetos em destaque participarão de uma mostra organizada, no final do ano letivo, estas terão um espaço para expor seus trabalhos de pesquisa e suas experiências de sucesso, com possível premiação para as escolas que se destacarem com o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. RESULTADOS ESPERADOS Ao analisar os resultados dos acompanhamentos dos professores multiplicadores as Unidades Escolares e suas respectivas salas de Tecnologias Educacionais, observa-se que, em um número significativo de escolas, o acesso a recursos tecnológicos sem planejamentos não apresenta resultado de melhoria do ensino e da aprendizagem do educando. Projetos que visam envolver todos os alunos da escola deparam-se com a carga horária da STE na utilização de aulas semanais, quinzenais, mensais e algumas vezes bimestrais, o que resulta em trabalho infrutífero, oneroso e frustrante, gerando problemas com a qualidade pedagógica de uso da STE. Considerando que a quantidade dos recursos disponibilizados pode não ser suficiente para atender simultaneamente a totalidade dos alunos da escola, será necessário definir prioridades. Portanto as escolas deverão preencher o Formulário de Análise Situacional, em modelo pré-estabelecido pelo NTE Campo Grande Capital. Nesse documento deverão ser informados os níveis de ensino, as séries, as turmas priorizadas, bem como os professores que atuam nessas turmas e respectivas disciplinas, os objetivos, as metas a serem alcançadas e os resultados esperados. No modelo de documento enviado à escola constará, o IDEB de 2009 e a projeção para 2011, com a finalidade de estimular a escola a traçar metas concretas para a melhoria da aprendizagem. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE CAMPO GRANDE Rua Joaquim Murtinho, 2.612 – B. Miguel Couto Fones 3314 1283 -3314 1286 Fone/Fax: 3314- 1287 – e-mail: ntecgr@yahoo.com.br Conecta Escola espera-se: - Implantar uma cultura de uso sistematizado das tecnologias de informação e comunicação, em benefício da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem; - Incentivar a divulgação dos projetos desenvolvidos pela escola; - Motivar professores regentes a utilizar os recursos tecnológicos, identificando os avanços, os sucessos e os desafios enfrentados para atingir os objetivos definidos no projeto; - Promover a produção do aluno frente ao projeto; - Motivar os alunos a usarem os recursos tecnológicos de forma significativa; - Identificar as diferentes formas de uso, buscando uma melhoria mensurável dos indicadores escolares, sobretudo nas turmas priorizadas no projeto Conecta Escola; - Avaliar impactos e efeitos do projeto na escola, na prática pedagógica dos professores regentes e no processo de aprendizagem dos alunos envolvidos. ATRIBUIÇÕES DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE CAMPO GRANDE/MS Acompanhar, assessorar, orientar in loco e online os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas salas de tecnologias das Escolas envolvidas no Projeto Conecta Escola, contribuir com a qualidade de utilização dos recursos computacionais de forma integrada aos conteúdos curriculares, visando à melhoria dos indicadores escolares. NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE CAMPO GRANDE Rua Joaquim Murtinho, 2.612 – B. Miguel Couto Fones 3314 1283 -3314 1286 Fone/Fax: 3314- 1287 – e-mail: ntecgr@yahoo.com.br

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 Subsidiar o trabalho do professor de STE, presente nas unidades escolares, garantindo um melhor uso das salas de tecnologias como verdadeiras ferramentas de ensino e aprendizagem significativa;

 Capacitar os professores no uso das diversas Tecnologias da Informação e Comunicação presentes em cada unidade escolar;

 Melhorar o monitoramento e o acompanhamento desenvolvido pelos professores multiplicadores do NTE Campo Grande Capital;

 Criar mecanismos que possam mensurar o desenvolvimento do projeto

 

METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE TECNOLOGIAS

 

Para sistematizar os trabalhos a serem desenvolvidos. Os professores de STE com a coordenação escolar deverão realizar um levantamento de quais são as turmas com maior dificuldade e em quais componentes curriculares. Diante desse levantamento cada STE ficará responsável por no mínimo uma turma para executar o projeto, sendo que a mesma deverá ser contemplada com no mínimo duas aulas na STE por semana para o desenvolvimento do Projeto

 

Com intuito de estabelecer um canal de troca de experiências, ao término do projeto

 

Em busca da integração entre STEs, professores regentes e o uso pedagógico das TICs no projeto

Analisar os relatórios enviados pela escola, acompanhar as postagens nos blogs e sites, com a finalidade de prestar assessoria pedagógica, voltada a apoiar a reconstrução da prática do professor no uso dos recursos tecnológicos, favorecendo o desenvolvimento de uma nova didática, potencializando a autoria do aluno, a aprendizagem significativa e o