A SALA DE INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO

24/09/2011 08:25

 

 

Não há como negar a necessidade da utilização dos meios tecnológicos atuais no ambiente escolar. Estes podem ser empregados como uma forma de aproveitamento da “cultura da imagem” a qual nossas crianças e jovens possuem. Eles já não se detêm mais no processo “ensino-aprendizagem” tradicional, no qual o professor, utilizando-se basicamente da oratória e da escrita, repassa seus conhecimentos para os alunos. Situação em que, para aprender, copiam e decoram conteúdos, continuando-se a exigência de que o aluno seja um “banco de dados”.

É notório que o primeiro passo para que haja uma aprendizagem significativa é a disposição do indivíduo para o processo. Ele precisa estar aberto, interessado, curioso com relação ao assunto tratado. É possível observar em uma Sala de Tecnologia Educacional, o interesse demonstrado pelos alunos com a informática renova o ambiente escolar e motiva a grande maioria a fazer diversas descobertas.

Observa-se ainda, certo receio por parte de alguns educadores quanto ao uso do computador, porém em sua grande maioria, já reconhecem o mesmo como importante ferramenta didática. Propõe-se a utilização do computador como um elemento auxiliar, uma ferramenta poderosa. Paralelamente, temos a possibilidade do uso da Internet, que vem constituindo-se, cada vez mais, numa riquíssima ferramenta de trabalho. Nas escolas onde não existem bibliotecas ou são  insuficientes, a internet resolve de uma forma considerável, sendo uma fonte inesgotável de pesquisa e aprendizagem e de divulgação de conhecimentos e dos trabalhos elaborados pelos nosso alunos e professores. Oferece ainda a vantagem da economia de espaço e manutenção no prédio escolar.

O conhecimento elaborado, os hábitos e costumes, a economia, entre outros aspectos que formam e unem os povos estão disponíveis ao acesso de qualquer pessoa que viaje pelas suas páginas. Este pode constituir-se numa ferramenta de pesquisa sem precedentes.

Todos esses meios foram criados movidos pela necessidade do homem de se comunicar. Por isso, não se deve reduzir o uso da tecnologia na instituição educacional ao simples uso da técnica. A informática abriu possibilidades de novas relações entre os homens que modificam e são modificados por ela, e a escola deve fazer parte desse processo de transformação social e tecnológica.