Contextualização da EE Professora Joelina de Almeida Xavier
CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier localiza-se à Rua Sandoval Soares nº. 54, Jardim Guanabara, telefones: 314-1251 e 351-6895, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
O espaço físico da escola está constituído por 05 (cinco) salas de aula, 01 sala de Tecnologia Educacional, 01 (uma) sala de Professores, 01 (uma) secretaria, 01 (uma) sala de direção 01 (uma) sala de coordenação, cozinha, depósito de merenda, depósito para equipamentos diversos, 01 (um) banheiro masculino, 01 (um) banheiro feminino, 02 (dois) banheiros para professores e uma quadra de esportes coberta (em 2011).
O estado de conservação da escola é considerado bom, mas precisa de algumas reformas e adaptações a título de manutenção do prédio escolar.
A escola oferece seus serviços em três turnos de funcionamento: Vespertino, que funciona das 13 horas às 17 h10 minutos, o Noturno, que funciona das 18h10min horas às 21h50min, a partir de 2011 passou a funcionar o Período Integral, das 7:00 h às 16:00 h.
O número de alunos freqüentes no terceiro bimestre/2011 estava assim distribuído: Turno Integral: 142 alunos, Turno Vespertino: 141 alunos e no Turno Noturno: 243 alunos. Somando um total de 524 alunos nos três turnos.
O sistema de ensino está organizado da seguinte forma: Sala de Recursos, Ensino Fundamental: 1ªano ao 9ªano e a EJA – Educação de Jovens e Adultos: 1º à 4º fase do ensino fundamental e 1ª e 2ª fases do Ensino Médio.
Os principais problemas que afetam a Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier estão relacionados aos conflitos familiares, falta de compromisso dos pais em relação ao estudo dos filhos, falta de funcionários administrativos, recursos financeiros e pedagógicos insuficientes,
Dificuldade de integração entre a escola e a comunidade, tendo em vista que a maioria dos alunos mora em outros bairros.
A evasão escolar e a repetência são aspectos graves e que também afetam a escola e ainda, somando-se a isso, o baixo rendimento escolar, e a falta de estímulo para a melhoria na qualidade de vida.
A situação funcional da equipe pedagógica se apresenta da seguinte maneira: 19 professores efetivos, 20 professores convocados, professores intérpretes 03. Total de professores: 42.
A equipe técnica pedagógica está composta por uma diretora, três coordenadoras pedagógicas, uma secretária geral, uma gestora de assuntos organizacionais, dois assistentes de administração e um agente administrativo.
Compõe a equipe de apoio aos trabalhos escolares: o Colegiado Escolar e a Associação de Pais e Mestres, instituições escolares que contribuem com o bom andamento das atividades escolares.
Os recursos técnicos pedagógicos da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier são o seguinte: televisão, vídeo, DVD, retro projetor, biblioteca, livros, Mimeógrafo, xerocopiadora, computador, mapas geográficos, globo terrestre, bolas de vôlei e futebol de salão, esqueleto humano, corpo humano, diversos materiais didático-pedagógicos e uma Sala de Tecnologia Educacional com 16 computadores para alunos, 01 computador para professor e 01 servidor.
Luis Antonio Melke Bittar
Aline Ferreira de Paula