EE Joelina de Almeida Xavier

15/08/2011 20:11

A importância das escolas.

 

Aprender e ensinar constituem dois processos que deverão estar no cerne do trabalho que se desenvolve em qualquer escola. (…) O desenvolvimento do currículo, o ensino e a aprendizagem, têm que se centrar no que Michael Young designa por conhecimento poderoso, ou seja, o conhecimento especializado que os professores têm que dominar com segurança.

As escolas são instituições imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem-estar das pessoas, das organizações e das sociedades. É nas escolas que a grande maioria das crianças e dos jovens aprendem uma diversidade de conhecimentos e competências que dificilmente poderão aprender noutros contextos. Por isso mesmo elas têm que desempenhar um papel fundamental e insubstituível na consolidação das sociedades democráticas baseadas no conhecimento, na justiça social, na igualdade, na solidariedade e em princípios sociais e éticos irrepreensíveis.

Tem como resultados o fortalecimento da Democracia, uma melhor distribuição de renda, a diminuição das imensas desigualdades sociais existentes em nosso país, tornando a sociedade mais justa, mais humana. Resultantes das transformações ocorridas com a melhoria da capacidade intelectual, que só pode ser conquistada através dos estudos, das escolas.

 

 

Luis Antonio M. Bittar