Histórico

13/08/2011 09:22


 

 


 

 

 Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier foi criada através do Decreto 1506, de 20 de Janeiro de 1982, assinado pelo então governador de Mato Grosso do Sul, o Dr. Pedro Pedrossian e passou a funcionar a partir de Fevereiro do mesmo ano, em um prédio, conhecido como "trenzinho", por ser de lata e piso de assoalho de madeira, cedido pela Prefeitura Municipal, à rua Madame Buterfly, no Jardim Imperial, região Norte de Campo Grande - MS. Em 1984, mudou-se para a Alameda do Café esquina com a rua Estevão Alves Correa, no mesmo Bairro, em outro prédio, também cedido pela Prefeitura Municipal, onde hoje funciona  a extensão da Escola Municipal Coronel Antonino.

   À época de sua criação, a falta de vagas nas escolas públicas era um problema crítico em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e no início de suas atividades a Escola atendeu alunos do próprio Bairro onde funcionava além do Jardim Guanabara, Estrela do Sul, Morada Verde, Campo Novo, Coronel Antonino, Jardim Colúmbia, Nova Lima, Novos Estados, entre outros e ainda hoje continua atendendo a clientela dessas comunidades. Nesses anos de funcionamento, recebeu milhares de alunos, cumprindo assim a sua dignificante missão de transmitir conhecimentos e valores, alem de formar a opinião e o senso crítico de seus alunos, contribuindo, assim, com a formação de todos os que passaram pelos seus bancos escolares.

   Em Agosto de 1986, transferiu-se para um novo e definitivo prédio à Avenida Norte esquina com a rua Cariris nº 54. Iniciativa do então governador Dr Wilson Barbosa Martins. Estando melhor acomodada para atender aos seus alunos, pais e Professores. Conta com Sala de Tecnologia Educacional, oito salas de aula com uma área de 49 m² cada, setor administrativo e demais acomodações. Conta com una área construída  de 950 m² em um terreno de 2.000 m².

   Na atualidade a escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier conta com aproximadamente 500 alunos  nas séries do ensino fundamental - 1ª ano ao 9º ano, nas quatro fases da EJA e nas duas turmas do ensino médio, criado a partir do ano letivo de 2006

   No decorrer de sua história, várias melhorias foram implantadas para um melhor atendimento à comunidade escolar, entre outras citamos a inauguração da Sala de Tecnologia Educacional em Maio de 2004, contando com 16 computadores modernos, uma impressora e um Scanner. Os primeiros Professores lotados na STE foram a Professora Marisa Nery de Oliveira,  no turno matutino, a Professora Fátima Mack de Souza, no turno vespertino e o Professor Luís Antõnio Melke Bittar, no turno noturno. Hoje, graças a esta tecnologia, está sendo possível atender os alunos da escola e alunos da Comunidade Digital aos Sábados, além do sistema que foi implantado na Secretaria da Escola, permitindo assim, que todo o serviço técnico e burocrático da escola passasse a ser informatizado e on line.

    Foram diretoras do estabelecimento de ensino:

  • 1ª Diretora: Ilka Correia Maluf.

    • Vice Diretora: Célia Costa Sanábria.

  • 2ª Diretora: Sofia Fenelon Marinho.

    • Vice Diretora: Marilena Villarino Albuquerque.

  • 3ª Diretora: Olga da Costa Ferreira - Primeira Diretora eleita pela comunidade escolar.

  • 4ª Diretora: Vera Lúcia da Cunha Queiróz.

  • 5ª Diretora: Angélica Evangelista Franco.

  • 6ª Diretora: Fátima Mack de Souza - A atual Diretora.

     

                                                                                                                                                                              

 

Luís Antônio M. Bittar.

Marisa Nery de Oliveira

Aline de Paula Ferreira