Projeto

13/08/2011 15:37

 

1.0.APRESENTAÇÃO

 

Trabalhar com a informática na escola pública significa uma nova possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina. Trata-se de mais uma ferramenta de trabalho que os professores e os alunos poderão contar para desenvolver atividades integradas com todas as disciplinas que compõe o currículo escolar e com quaisquer outros conteúdos.

A Sala de Tecnologia Educacional da EE Professora Joelina de Almeida Xavier tem contribuindo para que os alunos e os professores compreendam o uso do computador de maneira ampla, na prática educativa, assumindo uma postura multidisciplinar de integração de conteúdos ou até mesmo de aprofundamento de disciplinas com a utilização de programas adequados ao ensino e aprendizagem em conformidade com a realidade dos alunos criando assim uma nova motivação aos trabalhos escolares, tornando a aprendizagem mais interessante e incentivando os nossos alunos a uma melhor formação cultural, reduzindo também a repetência e evasão escolar.

 

  

2.0 INTRODUÇÃO

 

1         .0 INTRODUÇÃO

  

Não se pode negar que a educação é à base de toda uma sociedade, estando intimamente ligada aos conceitos desta e sendo formadora de tais. Qualquer mudança em um dos setores que fazem parte do emaranhado sistema do qual fazemos parte, exige um aperfeiçoamento de sua base, a fim de que ela seja sólida o suficiente para suportá-la.

A civilização tem passado por constantes transformações. Ao viajarmos pelo tempo, na História da humanidade perceberemos no início as sociedades Primitivas, as sociedades hidráulicas, a Grécia antiga como berço da Democracia, o império Romano, o Período Helenístico, o Sistema Feudal, as Grandes Navegações, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial, a Independência dos Estados Unidos, o Capitalismo, a Revolução Russa, as duas Grandes Guerras Mundiais, a Guerra Fria e a Globalização. Transformações estas que ocorreram com lutas ou paz, ao longo do tempo, mas nunca ocorreram na velocidade que estão acontecendo às transformações advindas com a segunda revolução industrial, com a automação e com a era da informática e das comunicações.

O Século XX, que precedeu ao novo milênio, recebeu inúmeras inovações tecnológicas, tais como o motor à explosão, os meios de comunicação, a informática, a televisão, o automóvel... Foi marcado por um bombardeamento de novas idéias, filosofias, estruturas sociais e políticas. Veio como conseqüência da revolução industrial e da revolução comercial, a disputa acirrada por novos mercados, o Neocolonialismo, o Imperialismo, o aumento das desigualdades e as duas grandes guerras mundiais que por si determinaram novos rumos para a humanidade, através da guerra fria, tornando a princípio um mundo bipolar: O Capitalismo X Socialismo. O sistema capitalista venceu a grande batalha e engoliu o Socialismo.

Atualmente convivemos com a fase do capitalismo industrial monopolista. A Guerra Fria acabou com o fim da União das Republicas Socialistas Soviéticas e com a queda do muro de Berlim e o mundo tornou-se multipolar e globalizado. As inovações tecnológicas permitiram uma internacionalização cultural e econômica. As empresas multinacionais proporcionam um maior controle dos países desenvolvidos sobre os sub desenvolvidos.

O fenômeno da globalização ou mundialização da economia segue por dois caminhos, que se fundem: interdependência e competitividade, provocando variações nas cotações das bolsas de valores e oscilações no valor do Dólar.

A organização social é determinada pela organização mundial da economia. A sociedade tornou-se um espelho das relações transnacionais. Organizada em níveis materiais, julga, mede e valoriza os homens pelo seu papel na economia de giro do mundo capitalista.

Os estamentos são basicamente dois: os que controlam os meios de produção e os que trabalham para os primeiros. Moldados segundo a necessidade capitalista os arranjos sociais visam abastecer as vagas regidas pela posição do país em relação ao mundo. Assim, se o país tem como função abastecer outros, com suas matérias primas, a sociedade se organiza para preencher tal procura. É determinante a este fator a divisão internacional do trabalho.

É fácil imaginar como é o homem desta sociedade, preocupado em produzir mais no menor espaço de tempo, a fim de ganhar o suficiente para usufruir todas as novidades tecnológicas disponíveis. A grande concorrência determina a valorização dos níveis de escolaridade de uma pessoa. O cidadão deve ser alguém preparado para integrar-se em sua sociedade, para isso lhe é cobrado um conhecimento dinâmico de tudo que se passa ao seu redor, não só em sua cidade ou país, mas em todo o mundo.

A educação, hoje, tem a obrigação não só de livrar as pessoas do analfabetismo ensinando-as a ler e escrever, mas cabe a ela a difícil função de formar cidadãos pensantes, capazes de formar idéias e compreender os fatos e acontecimentos, tirando suas próprias conclusões e críticas a respeito dos aspectos acima citados. Como as mudanças estão acontecendo muito rapidamente não será possível assimilar todas as coisas, mas tirar a visão do que nos interessa, o que só será possível se tivermos uma base educacional consistente.

Esperamos poder dar a nossa parcela de colaboração aos alunos e professores da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier a formar esta visão, através da Sala de Informática, contribuindo assim com a formação do conhecimento e de uma melhor compreensão das transformações que ocorrem em nossa sociedade. Tentaremos fazer com que todos percebam que será apenas pela escola que irão minimizar as grandes diferenças sociais e econômicas existentes em nossa sociedade.

 

 3.0 RUMOS FILOSÓFICOS

 O homem, desde que nasce, busca sempre novos conhecimentos e a escola é o espaço onde se socializa esse saber. A própria História da Humanidade é repleta de transformações e em seu trajeto histórico é possível perceber os movimentos dinâmicos que convergem para essas mudanças. Nessa evolução surgiram três grandes linhas filosóficas: Empirista, Racionalista e Dialética.

O Empirismo, corrente defendida por Locke e Hume, considera todos os objetos uma essência divina e cuja percepção se dá através dos sentidos humanos.

O Racionalismo em oposição ao Empirismo, afirma que a verdade é determinada pela “Razão”, argumentando que os sentidos são enganosos.

A Dialética emerge do ponto de convergência entre o Empirismo e o Racionalismo, sendo esta a vertente filosófica que inspira os filósofos contemporâneos.

Na concepção Dialética:

o   O Homem com seus sentidos e sua razão na construção do conhecimento.

o   A inexistência de verdades absolutas.

o   Sujeito e objeto do conhecimento se interagem, modificando-se mutuamente.

Levando-se em conta que a Dialética mostra a relação entre a educação e as transformações da realidade e que não existem verdades absolutas, mas sim realidades interpretáveis, devem para tal, transformarmos nossos esquemas cognitivos para atingirmos as referidas transformações.

Esperamos colaborar com as mudanças necessárias para modificar a realidade do meio onde está inserida e esperamos que o laboratório de informática possa contribuir com a aplicação dos princípios filosóficos da Corrente Dialética

4.O Justificativa:

  

Vivemos hoje em um período de transição, o início de uma nova fase na história da humanidade: a era da informação e da comunicação. Nas últimas décadas o conhecimento tecnológico evolui com incrível velocidade. Ocorrem mudanças substanciais no acesso à informação e nas possibilidades para estabelecer comunicação entre os indivíduos.

As crianças já nascem imersas em um mundo informatizado. Através do uso das tecnologias da comunicação os alunos podem entrar em contato com informações escritas, visuais e sonoras, podendo ampliar, não só o tipo, como a quantidade das informações no estudo dos conteúdos nas diferentes áreas do currículo: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, História, Geografia etc.

Inúmeros programas de TV, documentários em vídeo, softwares e sites na Internet podem ser utilizados para informações e pesquisas sobre os diversos assuntos estudados nas aulas específicas tais como: população, climas, invenções humanas, fauna, flora, momentos históricos, entre outros.

É comum vermos crianças com curiosidades apertando teclas em seus brinquedos para ouvir música ou os sons dos animais, assim com o manipulando relógios digitais, máquinas de calcular, vídeo cassetes, DVD,  com uma grande naturalidade. Então, diante dessas mudanças globais, necessita-se de acompanhar e ampliar seus conhecimentos com maior acesso a esse tipo moderno de instrumento de informações, através da Sala de Tecnologia Educacional, adequando e preparando para que a criança venha fazer parte também destes novos espaços, aprendendo e caminhando rumo ao modernismo tecnológico.

A implantação deste projeto atende aos anseios de uma comunidade que já percebeu a importância da informática no cotidiano de todos e que, apesar de sua ampla difusão, ainda não atende a maioria da população brasileira presente nas escolas públicas, sendo ainda que estes equipamentos são para os alunos e professores uma valiosa fonte de pesquisa e embasamento.

Considerando ainda que o computador e a internet são instrumentos rápidos, eficientes e estão presentes no dia a dia de nossa sociedade, além de contribuírem para integrar os nossos alunos e professores à era da automação e da informação.

O uso das máquinas em nossa escola tem sido um incentivo aos alunos e professores, contribuindo como fonte de pesquisas, formação, conhecimento e como um instrumento que facilita o trabalho de todos.

A busca de  programas e Sites que induzam os alunos e professores a partirem em busca de novos experimentos e exemplos para descobrirem como os fenômenos ocorrem, compreendendo melhor as áreas do conhecimento, tais como: Educação Ambiental, Geografia, História, Biologia, física, entre outros.

 

5.0 Recursos do computador:

 

 Os recursos oferecidos pelo computador serão de grande valia no aprimoramento de cada professor em sua área de atuação, permitindo que conheça os novos recursos e novidades de cada campo do conhecimento, podendo assim levar aos alunos esses benefícios, além das novas metodologias, permitindo assim que diminua a distância entre a escola e a realidade.

 

 

5.0 Objetivos Gerais

 ·        Levar o educando a interagir com a informática, oferecendo-lhe novos instrumentos de aprendizagem, procurando diminuir as distorções de conhecimentos existentes em nossa sociedade. A Sala de Tecnologia Educacional tem sido um instrumento de pesquisas e conhecimento ao alcance de nossos alunos e de aprimoramento para o professor da EE Professora Joelina de Almeida Xavier. Ao aluno será um instrumento de aprendizagem e ao professor uma ferramenta de ensino, pesquisa e aperfeiçoamento.

·        Utilizar a Sala de Tecnologia Educacional para fazer com que os alunos e professores aprendam a manusear as máquinas.

·        Propiciar aos alunos e professores a oportunidade de fazer coisas importantes e resolver alguns problemas e situações embaraçosas, num método mais rápido usando a imaginação e desenvolvendo a criatividade, e contribuindo com maior interesse pelos estudos

 

 

6.0 Objetivos Específicos:

 

·        Ampliar o conhecimento do educando, preparando-o para a vida, para o trabalho e as necessidades cotidianas que envolvem a informática.

·        Habilitar os professores da EE Professora Joelina de Almeida Xavier para que sejam geradores de conhecimentos, através da informática.

·        Possibilitar ao professor a realização de cursos de informática e metodologias aplicadas a essa tecnologia seja na própria escola, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande – MS ou por indicação, onde for possível realizá-los.

·        Diminuir as diferenças entre a rotina da cultura escolar arcaica (sem as tecnologias) e o mundo.

·        Contribuir para que o educando possa expandir seus conhecimentos, tornando-o criativo e capaz de acumular novas culturas.

·        Possibilitar ao educando o acesso, através da internet, a outras culturas e aos conhecimentos transversais, adquirindo novos valores, tais como a solidariedade e o respeito consigo e com o próximo.

·        Contribuir para melhorar a auto estima do educando.

·        Ampliar o conhecimento do corpo docente, possibilitando a todos, cursos de capacitação junto ao NTE-CGR ou por outro meio, propiciando assim, melhoria no processo ensino-aprendizagem, integrando-os num sistema que os levem a crescer mais na sociedade em transformação.

·        Agilizar o trabalho dos alunos e professores, familiarizando-os ao computador.

·        Discriminar e conhecer as partes de um computador.

·        Institucionalizar Banco de Dados, onde será fundamental a participação de todos.

·        Promover a interdisciplinaridade entre os professores da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.

·        Utilizar a Internet como fonte inesgotável de pesquisa para estimular o interesse de investigação às pesquisas e grandes descobertas, tais como: leitura e produção de texto, entre outras.

·        Desenvolver o raciocínio lógico-matemático.

·        Ampliar o vocabulário.

·        Desenvolver hábitos de conservação e higiene na Sala de Tecnologia Educacional..

·        Ajudar os alunos e professores a dominar conceitos básicos para utilizá-los no dia-a-dia para processar textos, fazer planilhas, desenhos, confeccionar jornais, cartazes, etc.

 

 

7.0 Metodologia:

 

Uma das preocupações da atualidade é com a valorização do ser humano no social, físico, histórico e cultural. Através da necessidade de se inserir desde criança, em fase de alfabetização até a segunda fase do ensino médio, dentro das condições básicas da educação, procurar a melhor forma de fazê-la.

Diante de todas as necessidades que o aluno precisa, a modernização e a aplicação das tecnologias tornam-se prioridades na escola e na Sala de Tecnologia Educacional, que poderão oferecer e proporcionar infinitas informações para a melhoria do conhecimento e ampliação cultural de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem e podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento, podendo até desenvolver o raciocínio lógico do aluno.

Será mister, incentivar os nossos alunos a buscarem a construção de seu saber, através da pesquisa, da dedução lógica e das novas descobertas que serão realizadas com as pesquisas na internet.

O trabalho do professor será norteado por seus projetos de ensino e aprendizagem, pelos planos de aula que irá realizar individualmente ou em conjunto com outros professores, com as coordenadoras pedagógicas da escola com o coordenador da sala de informática, havendo assim a interdisciplinariedade, fundamental ao bom desempenho do estabelecimento de ensino.

  

7.1 Cronograma

 

 

 A Sala de Tecnologia Educacional será utilizado exclusivamente pelos professores e alunos da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier, em função da aprendizagem do aluno, aperfeiçoamento dos serviços pedagógicos oferecidos por este estabelecimento de ensino e do corpo docente.

 

  A avaliação será feita de uma forma constante, tendo com alvo todos os usuários da Sala de Tecnologia Educacional será ampla, ou seja, avaliar-se-á de forma quantitativa e qualitativa o uso dos equipamentos das seguintes formas:

 Habilidade de trabalho em equipe, promovendo a interdisciplinariedade e o trabalho em conjunto.

 Utilização de variadas fontes de informações.

 Habilidade dos alunos e professores em aprender e construir conhecimentos.

 Interação entre professores/alunos.

 Aquisição de novos valores e horizontes.

 Transformação dos alunos: passivos para ativos.

 Professores estimulados ao aprimoramento na nova tecnologia e área de conhecimento específico.

 Compreensão, em todo o estabelecimento de ensino da importância do uso da informática no aprimoramento do trabalho do professor e aprendizagem do aluno.

 Desenvolvimento da educação personalizada, acompanhando o rendimento educacional de cada aluno.

 Facilidade de acesso à tecnologia.

Envolvimento da equipe pedagógica e docente no uso da tecnologia em sua prática educativa.

Combinar com os alunos, hábitos de higiene e limpeza.

 

 

9.0 Conclusão

 

 

Considerando o exposto, podemos perceber a importância que a Sala de Tecnologia Educacional representa na Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier. Tem contribuído para inserir os nossos alunos e professores no mundo real onde, uma grande parte dos serviços é realizada através de algum tipo de tecnologia relacionada à informática.

Esses equipamentos colaboram com professores e alunos da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier para que cumpram melhor o seu papel de cidadão e com o dever de contribuirmos com as transformações esperadas pela sociedade.

Os computadores, com certeza, irão favorecer os segmentos envolvidos para que cumpram adequadamente o papel que devem exercer na sociedade sul mato-grossense.

Com o passar do tempo tornará menor as distancias entre as diferenças sociais que ocorrem na sociedade brasileira, dando oportunidade a quem quiser aprender e desejar conhecer os novos caminhos que a humanidade está se direcionando.

 

 

 

10.0 REFERÊNCIAS:

 

 

 

·        O presente projeto baseou-se no PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP. da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.

·        Considerou-se, ainda, o ponto de vista dos professores, alunos e administrativos deste estabelecimento de ensino. A coleta de dados foi realizada através de sondagem realizada pelos professores envolvidos na elaboração deste projeto.

·        Contribuiu de forma irrelevante, com a elaboração deste projeto, as orientações e o curso oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande, gentilmente realizado pelos seus técnicos e professores.

·        ALMEIDA, MARIA ELIZABETH DE. Informática e Formação de Professores.

Ministério da educação-Secretaria de Educação à distância. Brasília 2000.

·        ALMEIDA, FERNANDO JOSÉ DE e FONSECA JUNIOR, FERNANDO MORAES. Projetos e Ambientes Inovadores. Ministério da Educação-Secretaria de Educação à Distância. Brasília. 2000.

·        SALTO PARA O FUTURO. Construindo a Escola Cidadã/projeto político –pedagógico. Ministério da Educação-Secretaria de Educação à Distância. Brasília. 1998..

·        LDB: Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Nº 9394, promulgada em 20 de Dezembro de 1996.